BOAS-VINDAS

BEM-VINDOS,ESPERO ATRAVÉS DESTE CANTINHO,TRAZER PARA VCS QUE TRABALHAM COM OS PEQUENINOS DO SENHOR,NOVIDADES QUE IRÃO VOS AJUDAR NO ENSINO DA PALAVRA DE DEUS. E PARA VC QUE AMA NOVIDADES E COISINHAS FÁCEIS DE FAZER,ESSE CANTINHO TAMBÉM É SEU!

PLAQUINHA

CANÇÕES PREFERIDAS

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

ORIGEM DO HALLOWEEN - blog da tia Alê




ORIGEM DO HALLOWEEN

Primeiramente, não podemos esquecer que a Wicca é uma religião que se baseia na adoração da natureza, crendo que ela os conduz. Podemos chamá-la de “Eco religião”. O Halloween foi introduzido nos Estados Unidos pelos Irlandeses. Não há nenhuma fantasia em Halloween, é um dos dias de rituais na religião Wicca. Hoje podemos dizer que a Wicca é a neo-bruxaria.

Existem oito dias de cerimônias sagradas para as bruxas de todo o mundo, as quatro maiores e as quatro menores - chamadas de Sabás. O dia do Halloween não é um dia qualquer, ele é um dos principais dos Sabás: IMBOLC, BELTAIN, LUGHNASADH e SAMHAIM. Sendo que este último é o dia de Halloween.

Samhaim é festejado em 31 de outubro, mas é considerado o último dia do ano para os bruxos, trata-se de um festival que introduz a estação das trevas. De acordo com a história, este dia originou-se nos antigos festivais de outono dos Celtas, que eram ligados à feitiçaria e à magia. Nesse dia, acredita-se que o portal que separa os mortos dos vivos se abre, e os mortos passam a ter contato com os vivos, ou seja, o dia em que os mortos voltam.

No livro Wicca, de Gary Contrell, Wicca-Crenças e Práticas, na pagina 95, o autor faz o seguinte relato referente a Halloween: "O Sabá do Samhaim celebra o ciclo eterno da reencarnação e marca o início do inverno céltico. O velho Deus morre nesta noite para renascer no Yule, dando continuação à Roda da Vida do Ano". E em seguida destaca: "Se o ritual for adequadamente feito, geralmente se percebe a presença de amigos invisíveis."

Dentro dos rituais feitos nestes dias, frutas como maças, melões, abóboras, além de cereais ou nozes de outono são decorações típicas do Samhaim.

Por mais que pareça uma brincadeira, o dia das bruxas tem uma relação religiosa. Afinal, não podemos achar que ter um contato com mortos ou querer entrar em contato com eles seja uma brincadeira! Para se ter uma idéia, dentro deste ritual, há processos feitos como: purificar a área ou o círculo, invocar os quadrantes (vento, terra, água e fogo)e o Senhor e a Senhora (deuses) com orações de evocações.

Uma das orações é esta: "Senhor da Vida e Senhor da Morte, nós te damos as boas vindas e também nos despedimos de ti nesta noite. Nós te apressamos para atravessar os portões da morte a fim de que retornes para abençoar-nos com tua força, amor e orientação. Bendito sejas, querido Senhor. Bendito sejas".

Após esta oração, a sacerdotisa ora para a deusa mãe: "Mãe de todos nós, fica conosco esta noite. Abençoa-nos com a tua força, amor e orientação enquanto nosso Senhor entra na escuridão da morte. Fica com teus filhos, mãe guia-nos e consola-nos. Amém." - extraído do livro Wicca Crenças e Práticas, pág. 96).

Uma oração realizada nos Convéns tanto pela Sacerdotisa, quanto pelo "Sumo-Sacerdote", após acender as velas do altar simultaneamente, invoca a deusa:

"Bondosa Deusa, nós te agradecemos pela alegria e abundância deste ano. Vai com o nosso Senhor para as trevas, a fim de trazê-lo em segurança de volta para a luz, Aquele que estás conosco no princípio e no fim dos tempos, as trevas da morte e a centelha da vida. Nós te agradecemos, Senhora, pois o trarás de volta em segurança."

Após a oração, entoa se cânticos de Samhain. Um dos cânticos do livro tem o seguinte trecho: "Este tempo de morte vai ter fim, que a vida retorne e seja sempre assim. Vamos o corpo e o espírito descerrar, pois esta noite a maré vai se alterar. A morte recebemos com todo o coração , que ávida seja agora a nossa visão."

Os membros dos convéns falam da morte de um ente querido, de um amigo, ou animal que perderam naquele ano. Depois, o sacerdote indica o ritual do bolo e da cerveja, lembrando que cada convés pode ter o seu ritual personalizado, ou seja, não precisa ser necessariamente o mesmo para todos.

Infelizmente, não é possível mencionar todos os rituais feitos neste dia, mas existem até orações para que a morte possa ser recebida com todo o coração, etc.

A direção das escolas e os professores que, por vezes, exigem a participação dos alunos, não tiveram a curiosidade de entender a origem deste dia, mas precisam saber o que estão repassando aos alunos.

Para os druidas, 31 de outubro era o dia em que Samhaim vinha com os mortos para que as lavouras não fossem atormentadas pelos espíritos. Era necessário deixar uma oferenda, muitos colocavam fogueiras no canto de suas fazendas para afugentar os maus espíritos e aplacar poderes sobrenaturais que controlavam os processos da natureza. Atualmente, nesta festa, os praticantes de bruxaria afirmam que deixar uma oferenda de alimentos ou bebida na entrada da casa serve para revigorar as almas dos mortos (pág.95). No ritual de Halloween encontramos os seguintes procedimentos: Purificação da área e o circulo, e invocação dos quadrantes e dos deuses pagãos.

Autor: Alexandre Farias



Read more: http://blogtiale.blogspot.com/2010/10/nao-ao-halloween-dia-das-bruxas-origem_21.html#ixzz2fFT3c4bF

Nenhum comentário:

Postar um comentário