BOAS-VINDAS

BEM-VINDOS,ESPERO ATRAVÉS DESTE CANTINHO,TRAZER PARA VCS QUE TRABALHAM COM OS PEQUENINOS DO SENHOR,NOVIDADES QUE IRÃO VOS AJUDAR NO ENSINO DA PALAVRA DE DEUS. E PARA VC QUE AMA NOVIDADES E COISINHAS FÁCEIS DE FAZER,ESSE CANTINHO TAMBÉM É SEU!

PLAQUINHA

CANÇÕES PREFERIDAS

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

DINÂMICAS E ESTRATÉGIAS EM SALA DE AULA - DRIKIDS

Deus ama quem dá com alegria





“...Deus ama quem dá com alegria...”.
(II Coríntios 9.7)


Material: 1 caixa de papelão com tampa móvel, papel de presente para forrar a caixa, papel camurça branco, caneta hidrocor, cartolina branca, um envelope do dízimo, um envelope de oferta, dinheirinho de papel, um laço.

Confecção do material: Encapar a caixa de papelão de forma que pareça um presente. Nas laterais da caixa, você deverá escrever o versículo (a palavra ama deverá ser substituído pelo desenho de um coração e a palavra alegria pelo desenho de um rosto alegre).
Na tampa, coloque um laço bem bonito, dentro da caixa você devera colocar:
* Um coração feito de cartolina, sendo que na frente será preto e no verso desenhado um rosto bravo no qual serão escritas as obras da carne (Gálatas 5.19-21).
* Um coração feito de cartolina, sendo que na frente será branco e no verso desenhado um rosto alegre contendo o fruto do Espírito (Gálatas 5.22).
* Um relógio feito de cartolina.
* Um envelope do dizimo com varias notas de papel.
* Um envelope de oferta com várias notas de papel.

Estratégia: Com certeza, quando você chegar na salinha com uma caixa bem bonita, despertará a curiosidade das crianças que perguntarão o que há na caixa. Na hora de ensinar o versículo, pegue a caixa e deixe que elas leiam através dela.
Sabemos que Deus ama a quem dá com alegria. Mas o que nós devemos dar a Deus com alegria? (Deixe elas falarem o que acham) e depois abra a caixa e mostre:
Coração preto: o Senhor Jesus fica contente quando reconhecemos que somos pecadores e entregamos a Ele o nosso coração cheio de pecado (mentira, desobediência, palavrões, etc.) para que seja transformado em um novo coração.
Coração Branco: Ao entregarmos nosso coração sujo para Jesus, ele o transforma em um coração bem limpinho e muito feliz, cheio do fruto do Espírito (cite-os).
Relógio: pergunte se Deus se alegra quando lhe damos o relógio. Será que Ele precisa de relógio? Espere algumas respostas e depois diga que esta figura representa o nosso tempo e Deus ama quando damos parte de nosso tempo para Ele. Como? Orando, lendo a palavra de Deus, indo à igreja, falando de Jesus, etc.
Envelope do dízimo: explique às crianças sobre o dízimo e, se necessário for, ensine-as como calcula-lo.
Envelope de oferta: explique também sobre a oferta.

Ao explicamos o versículo desta forma, ensinamos as crianças a se entregarem ao Senhor Jesus, sem reservas.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Aprendendo a agir com misericórdia/bondade

Brinque com as crianças de fazer sombra na parede.
Para tal, será necessário uma luz muito forte e uma parede branca ou um lençol branco.
Também pode ser um espelho grande, mas tome muito cuidado!
As crianças deverão ficar entre a luz e a parede ou na frente do espelho uma por uma. Demonstre como criar "animais"" usando a mão e os dedos em várias posições. Deixe que brinquem assim por alguns minutos e peça que encenem uma briga fazendo mímica de soco e pontapés, etc. Mostre às crianças que a sombra faz exatamente o que elas fazem. Se elas dão um soco, também a sombra dá um soco. Explique que o mesmo acontece com as pessoas. Quando alguém age com raiva e trata mal as pessoas, geralmente é tratado assim. Por outro lado, se alguém age com carinho e amor, geralmente ele recebe o mesmo.
Peça que as crianças dêem abraços e sinais de carinho para serem refletidos pela sombra.
Conclua dizendo que quando tratamos bem os outros, estamos alegrando o coração de Deus e também alcançaremos misericórdia e bondade.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Aprendendo a agir com mansidão

Leve para a sala de aula, algumas bexigas.
Peça que cada criança conte algo que a irrita. Cada vez que algo for mencionado, encha um pouco a bexiga, continue até a bexiga estar bem cheia, correndo o risco de estourar.
Explique que a bexiga está para "explodir" da mesma forma que algumas pessoas explodem ao sentir muita raiva.
Deixe as crianças citarem o que acontece quando as pessoas explodem de raiva.
Agora, pergunte às crianças como uma pessoa pode agir com mansidão em vez de explodir. Dê alguns exemplos: Espere antes de agir ou falar, ore para Deus ajudar vc a controlar a raiva, sair de perto da pessoa que está causando a irritação, etc. Conforme as crianças dizem algumas maneiras de controlar a raiva, vá deixando o ar da bexiga escapar.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Ensinando versículos através de Experiências - II

Click sobre a imagem para vê-la maior.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Ensinando versículos através de Experiências

Cick sobre a imagem para vê-la maior.




quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O Joio e o Trigo



Separando grãos:
Para ver quão difícil é separar coisas semelhantes, traga um pacote de grãos misturados e peça as crianças para separarem em pilhas de acordo com o tamanho ou o tipo (você pode misturar: lentilha, ervilha, feijão, milho...).Outra alternativa é trazer um pacote de chá matte (a granel) e perguntar às crianças se veem alguma diferença. Depois, usando peneiras de vários tamanhos, ir peneirando o chá e perceber que há tamanhos diferentes no chá: de pedaços maiores a farelo fininho.

Quebra-cabeça:
Pegue duas folhas de papel e escreva duas frases diferentes em cada uma; ou imprima um mesmo desenho (colorido diferentemente). Corte as folhas ao mesmo tempo, como um quebra-cabeça. Misture as peças dos dois desenhos e dê às crianças para que montem. No final as peças devem encaixar sem problemas, mas a imagem ou frase não irá fazer sentido.Sugira às crianças que troquem peças entre os dois jogos para formar a imagem/frase certa. Você pode usar este jogo para demonstrar a dificuldade dos agricultores ao tentar separar o joio do trigo, afinal eles são muito parecidos quando plantas novas, mas ao crescerem a diferença fica mais visível - assim como as crianças montaram uma imagem similar mas desencontrada e depois conseguiram separar as peças certas.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Concurso da Árvore que dá Frutos




Divida seus alunos em dois grupos: um vai ser o "grupo da laranjeira" e o outro o "grupo do limoeiro".

Cada frutinha equivale a 1 ponto. No final do concurso, ganha a árvore que tiver mais frutos.



Material

- Duas folhas de papel pardo

- Papel verde e laranja

- Cola

- Giz de cera ou lápis de cor


Desenhe duas árvores do tamanho do papel pardo. Deixe que os alunos pintem o desenho e fixem as duas árvores na parede. Recorte muitos "limões" (papel verde) e "laranjas" (papel laranja) e coloque em caixinhas ou envelopes separados. Durante cada domingo, cole as frutinhas nas árvores, marcando os pontos de cada grupo.



Pode valer ponto: versículo decorado, atividades e perguntas dadas durante a lição, comportamento, etc.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Dinâmica para Memorização do versículo

Uma boa dinâmica para a memorização do versículo. Encontrei no Forum da EBD


TROPA DE CHOQUE DE JESUS

Reúna seus alunos e diga:-"Eu sou o general... e vocês são minha tropa de soldados.
Façam duas filas.Fiquem em posição de sentido.Vamos ensaiar nosso grito de guerra?"

(Coloque o versículo chave em ritmo de grito de guerra e execute-o com as crianças, como se vocês estivessem num quartel-general).

Sugestão:
Você fala em tom forte: "O Senhor está comigo!"
As crianças repetem: "O Senhor está comigo!"
Você novamente: "e eu não tenho medo!"
Crianças: "e eu não tenho medo!"
Você: "que mal alguém pode me fazer?"
Crianças: "que mal alguém pode me fazer?"


Vc até pode levar chapéu de soldado pronto para cada aluno - daqueles que a gente faz de dobradura - vc coloca também, e vc faz todos os movimentos de sentido, ordem, com determinação. Voz de comando, voz forte!
Treine antes para parecer mesmo um militar. E faça toda a sequência com o rosto sério, sem cair na risada, pois a declaração dessa Palavra tem autoridade sobre o reino espiritual em relação à vida de todos os seus alunos, e sobre a sua vida também!

domingo, 21 de junho de 2009

Dinâmicas para Pré Adolescentes

Para visualizar o texto maior, clique abaixo com o mouse.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Dinâmicas para Pré- Adolescentes


Garrafa dos elogios

Tema: "a boa palavra o alegra" Pv 12.24b.

Duração: 10min.

Público: adolescentes, mínimo 5 pessoas.

Material: Uma garrafa vazia (pode ser de refrigerante).

O grupo deve sentar, formando um círculo.O coordenador coloca a garrafa deitada no chão no centro da sala e a faz girar rapidamente, quando ela parar estará apontando o gargalo para alguém. O coordenador dirá uma palavra de encorajamento, estímulo ou elogio à essa pessoa.A pessoa indicada pela garrafa terá então a tarefa de girá-la e falar palavras de encorajamento para quem ela apontar e assim sucessivamente.
Textos para trabalhar após este exercício: 1 Pe 4:10,11; Ef 4:29,30; Pv 12:25.


Amar ao Próximo

Tema: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Duração: 20 a 30 minutos

Público: adolescentes; mínimo 6 participantes.

Material: lápis e papel

Divida a turma em grupos ou times opostos.Sugira preparar uma gincana ou concurso, em que cada grupo vai pensar em 5 perguntas e 1 tarefa para o outro grupo executar.
Deixe cerca de 15 minutos, para que cada grupo prepare as perguntas e tarefas para o outro grupo.Após este tempo, veja se todos terminaram e diga que na verdade, as tarefas e perguntas serão executadas pelo mesmo grupo que as preparou.Observe as reações. Peça que formem um círculo e proponha que conversem sobre:Se você soubesse que o seu próprio grupo responderia às perguntas, as teria feito mais fáceis?E a tarefa? Vocês dedicaram tempo a escolher a mais difícil de realizar?Como isso se parece ou difere do mandamento de Jesus? "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo", MT 23.39
Como nos comportamos no nosso dia a dia? Queremos que os outros executem as tarefas difíceis ou procuramos ajudá-los? Encerre com uma oração.

sábado, 25 de outubro de 2008

Jesus é a única salvação

Material Necessário:
04 vidros iguais
Água sanitária
Água comum Iodo
Figuras com rosto de crianças, cruz ou Jesus
Figuras que represente "falsos meios de salvação"

Cole os rostos das crianças no lado de fora de um dos vidros. Encha este vidro até a metade com iodo. Os rostos podem ser colados com água.
Cole a figura de Jesus ou de uma cruz no lado de fora do outro vidro. Encha este vidro com água sanitária.
Cole alguma figura no vidro com água que represente " falsos meios de salvação".

Mostre os vidros para as crianças e explique que Jesus é o único que pode perdoar os pecados e nos purificar. O único meio que Deus tem para o perdão dos pecados é através do sangue de Jesus Cristo. Jesus pode e quer perdoar os pecados. Tudo o que precisamos fazer é reconhecer e nos arrepender.
Despeje a água comum no iodo e as crianças verão que não acontecerá nada.
Para demonstrar que só Jesus pode perdoar pecados e que é o único meio de salvação utilize o segundo vidro com iodo e despeje nele o vidro com água sanitária, em poucos segundos o iodo ficará claro.

OBS: Aconselhamos que você faça esse experimento antes de aplicar na aula para que, adquira confiança na experiência e perceba que o iodo reage na presença de água sanitária tornando-se bem claro.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Ensinando sobre a criação - estratégias


  • Leve para a salinha alguns potes vazios e coloque neles rótulos de açúcar, farinha, chocolate em pó, leite em pó, etc., um pote de margarina e uma caixa de ovos, ambos vazios, uma assadeira e utensílios de cozinha e uma caixa para servir de forno. Vista-se com um avental de cozinha e explique as crianças que você irá fazer um bolo. Faça de conta que está pondo e misturando os ingredientes numa tigela. Despeje a massa na assadeira e coloque-a no forno imaginário. Retire imediatamente a assadeira do forno e mostre-a as crianças. Enfatize que não há nada na assadeira e pergunte por quê. Deixe claro que não é possível fazer um bolo do nada.
    A história bíblica de hoje é sobre alguém que criou uma coisa do nada. Vamos ouvir?

  • Coloque algumas frutas (laranja, maçã e banana) sobre a mesa. Deixe a laranja sobre a mesa bem à vista das crianças. Chame um aluno e diga-lhe para mandar a laranja se transformar em banana, sem tocar nas frutas. Só podem usar a voz para dar os comandos. Não vai acontecer nada. Agora a tia tenta fazer à mesma coisa. Também não acontece nada. Substitua as frutas e repita o processo (Ex: maçã se transformar em laranja, banana se transformar em maçã).
    Pergunte as crianças porque as frutas não se transformaram. Induza-os a responder que ninguém pode transformar um objeto só com a voz, dando-lhe uma ordem, não é mesmo?
    A história que a tia vai contar hoje, fala de alguém que criou tudo, apenas com sua palavra, dando uma ordem para que elas acontecessem.
    Prestem atenção!

sábado, 16 de agosto de 2008

Emocionômetro

Faça as carinhas: com fome, sono, raiva, alegre, surpreso, triste.


Coloque as carinhas em copos ou garrafas descartáveis cortadas ao meio. À medida que a criança chega, ela deve escolher a sua carinha. Depois que todas tiverem escolhido, pergunte por qual motivo ela escolheu aquela carinha.
Já fiz com minhas crianças e geralmente a carinha que elas escolhem, é exatamente, como estão se sentindo naquele dia. Através dessa estratégia, consigo que, até, aquelas crianças tímidas e fechadas, consigam desabafar.
Fonte: Células Bíblicas Infantis - Livro de Helenita Borja

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Dicas de como acalmar a turminha


Sabemos que tem dias que as crianças estão com a "corda" toda.
Para esses dias pode ser usado a técnica dos cartões(como juiz de futebol).
Cada cartão de uma cor simboliza uma ação.
Exemplos:
cartão azul = ESTÁTUA
cartão amarelo = DAR UMA GARGALHADA
cartão vermelho = PARE
cartão preto = ABAIXAR
cartão rosa = VOZ "INVISÍVEL" (SEM SOM)
cartão verde= DAR UM ABRAÇO

Faça um cartaz com essas legendas.
Tenho certeza que as crianças gostarão e ficarão mais calmas.

Idéias para o momento de memorizar versículos

Jogo do Eco
O professor diz o verso; a turma toda ecoa.O professor então deve dizer alguma característica, por exemplo: olhos azuis; os meninos; cabelos castanhos; e em seguida somente as crianças que tem a característica mencionada devem ecoar o versículo.


Com Bola
Forme um círculo com as crianças e deixe que joguem uma bola entre si; ao comando do professor, devem parar o jogo e aquela que estiver com a bola deve dizer o versículo (pode-se estipular que a criança que está de cada lado da que tem a bola deve dizer o verso também).


Esconde-esconde
Escreva cada palavra do verso em um pedaço de papel ou outro objeto. Divida a turma em 2 grupos. Um grupo esconde as palavras e o outro deve encontrá-las e arrumar o versículo. Para dificultar você pode acrescentar algumas peças com palavras que não fazem parte do versículo daquele dia.


Com fantoches
Um fantoche deve dizer o verso com alguns erros e perguntar as crianças "Acertei?". As crianças o corrigem e dizem o verso correto; o fantoche tenta novamente e erra em outro trecho; sendo novamente corrigido. Repita algumas vezes, mas pare antes que as crianças enjoem da brincadeira.


Seu mestre mandou...
Seu mestre mandou: falar o versículo enquanto pula; falar o versículo segurando a ponta do nariz; com a mão no joelho; fazendo caretas; etc..


Casas numeradas
Desenhe com giz, uma "casa" no chão para cada criança; numere de 1 a 6, mesmo que os números se repitam. Toque uma música e enquanto isso as crianças devem passear ou dançar. Ao parar cada criança deve ocupar uma casa (não pode ter mais de uma criança em cada casa). Peça a uma delas que jogue um dado (você pode fazer um bem grande com uma caixa de papelão ou pedaço de espuma firme) e as crianças que estiverem na casa com o mesmo número do sorteado devem falar o versículo.


Apague uma palavra
Escreva o versículo todo no quadro. Leia com as crianças o versículo todo. Apague uma palavra, leia novamente, apague outra palavra, e assim sucessivamente até apagar tudo.Você pode pedir que as crianças venham ao quadro para apagar ou apagar mais de uma palavra de cada vez de acordo com a dificuldade do verso.


Variação - apagar letras
Escreva o versículo todo no quadro. Leia com as crianças o versículo todo. Peça as crianças que escolham uma letra e apague-a de todas as palavras onde ela aparece.

Fontes variadas

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Estratégias para ensinar as crianças sobre a importância da bíblia



  • Prepare 01 cartaz com as figuras dos meios de comunicação (carta, telefone, celular, fax, e-mail) explique as crianças que podemos falar com as pessoas através de todos esses meios de comunicação, porém Deus fala conosco através da Bíblia, nesse momento mostre uma Bíblia para as crianças.
  • Pergunte as crianças quem aqui gosta quando as pessoas fazem as coisas somente para você? Quando alguém diz; “ Quando seu pai ou sua mãe diz: Vamos sair e nos divertir só nós dois.” É legal estar com outras crianças, mas fica especial quando é somente para você, não é mesmo?
    Agora imagine que você foi a um grande estádio e Jesus estava lá para falar a todos. Isso seria maravilhoso. Mas imagine que Ele tenha vindo em sua direção para falar apenas com você. Isso seria bem melhor não é mesmo?
    Sabiam que Jesus faz exatamente isso? Conversa somente com você? A Bíblia foi escrita especialmente para você. Quando você a pega e lê, é Jesus quem está falando apenas com você.
    Você e Jesus podem ter um encontro marcado todos os dias, basta que assim você tenha o desejo de aprender das histórias da Bíblia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário