BOAS-VINDAS

BEM-VINDOS,ESPERO ATRAVÉS DESTE CANTINHO,TRAZER PARA VCS QUE TRABALHAM COM OS PEQUENINOS DO SENHOR,NOVIDADES QUE IRÃO VOS AJUDAR NO ENSINO DA PALAVRA DE DEUS. E PARA VC QUE AMA NOVIDADES E COISINHAS FÁCEIS DE FAZER,ESSE CANTINHO TAMBÉM É SEU!

PLAQUINHA

CANÇÕES PREFERIDAS

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

CURIOSIDADES: O QUE VOCÊ SEMPRE QUIZ SABER E TEVE VERGONHA DE PERGUNTAR - BLOG AMOR EM ENSINAR

CURIOSIDADES: O QUE VOCÊ SEMPRE QUIZ SABER E TEVE VERGONHA DE PERGUNTAR

Por que a gente Soluça?

Soluço é a contração involuntária do músculo do Diafragma, responsável pela respiração. O soluço geralmente é causado por uma irritação no Nervo frênico, responsável por ativar o diafragma devido a um aumento do volume do estômago. E não é lenda a história de que um susto pode curar o"soluçante", pois libera adrenalina e ativa o nervo frênico, outra saída é a água gelada, que provoca o mesmo efeito.


Ihhh, Meu Pé Dormiu!

Isso acontece porque a compressão do fluxo sangüíneo(ao cruzar as pernas, por exemplo) interrompe o tráfego de impulsos nervosos. Ao restabelecer o fluxo, acontece uma espécie de"curto circuito" nos impulsos elétricos dos nervos, daí a sensação de formigamento".Há até um problema conhecido como"paralisia dos amantes".O casal dorme junto e um deles fica em cima do braço do outro. O fluxo sangüíneo pode ficar interrompido por horas, comprometendo por meses ou até para sempre o músculo do braço". A saída para o formigamento restabelecer o fluxo sangüíneo, movimentando o músculo. Dependendo do caso, é necessário fazer fisioterapia.


Por que, às vezes, meu Olho Treme?

O espasmo das pálpebras é causado pela contração do músculo orbicular (músculo responsável pelo fechamento das pálpebras). A causa mais provável é que seja provocado pelo cansaço ou tensão."É como uma cãibra", explica o Oftalmologista Paulo Henrique, da Unifesp. O músculo se movimenta rápido para fazer circular mais Sangue na região e dissipar o ácido lático, responsável pela irritação na terminação nervosa.



Por que há uma espécie de "Choque" quando se Bate o Cotovelo na Quina da Mesa?

A reação é causada pela compressão de um nervo Chamado ulnar."No cotovelo, o nervo ulnar está muito exposto, ficando suscetível a pancadas".Esse nervo está ligado aos dedos mínimo e anular. Por isso, a sensação de choque se espalha do cotovelo até esses dois dedos.



Estalar os Dedos Engrossa as Articulações? 

Não. "Ao esticar o dedo, o líquido sino vial lubrificante da articulação responsável por diminuir o atrito se desloca sob o vácuo formado entre as articulações, fazendo o barulho do estalo", ensina o ortopedista cirurgião de mão Luís Nakashima. O mesmo fenômeno pode ser percebido nas costas e nos joelhos."Provocar o estalo no dedo não faz mal algum".



Por que a gente Boceja?

"É uma forma de ativar o cérebro e evitar o sono",afirma o coordenador do departamento de distúrbio do sono da Unifesp, Ademir Baptista Silva. Ao bocejar, o segundo e o terceiro ramo do nervo trigêmeo (um dos nervos da face) são ativados, estimulando o cérebro. O mesmo efeito pode ser obtido mascando chiclete."O único mistério é o fator" epidêmico "do bocejo ninguém sabe porque as pessoas bocejam quando vêem outras bocejando", diz Ademir.



Por que os Pêlos ficam Arrepiados?

"O frio e as fortes emoções são os principais estímulos causadores da contração do músculo e eretor dos pêlos", afirma a Neurologista Cláudia Garavelli. A origem pode estar na teoria darwinista e sua explicação é que o arrepio é uma forma de defesa. No frio, a camada formada pelos pêlos retém o ar quente, aquecendo o corpo.No medo, aumenta-se o volume do corpo, assustando-se assim um eventual agressor, como fazem os gatinhos.



Por que a Pele da Mão Enruga quando ficamos na Água?

"Porque a camada externa da pele do dedo é composta por uma proteína - a queratina - que pode absorver"água como uma esponja", explica o Clínico Geral Luís Fernando Santos. A camada externa da pele da ponta dos dedos é "fixa".Para caber o volume de água absorvido, a pele enruga.



É verdade que Orelhas e Nariz Crescem quando Envelhecemos?

Não. O problema é que o tecido de sustentação da pele perde elasticidade."A partir dos 75 anos, a flacidez é mais acentuada devido à perda da elastina, proteína responsável pela elasticidade da pele", afirma o Geriatra Clineu Almada."Assim, tecido "cai", dando a impressão de que o órgão cresceu".

Nenhum comentário:

Postar um comentário