BOAS-VINDAS

BEM-VINDOS,ESPERO ATRAVÉS DESTE CANTINHO,TRAZER PARA VCS QUE TRABALHAM COM OS PEQUENINOS DO SENHOR,NOVIDADES QUE IRÃO VOS AJUDAR NO ENSINO DA PALAVRA DE DEUS. E PARA VC QUE AMA NOVIDADES E COISINHAS FÁCEIS DE FAZER,ESSE CANTINHO TAMBÉM É SEU!

PLAQUINHA

CANÇÕES PREFERIDAS

domingo, 13 de abril de 2014

MAR
28
2011

A PRIMEIRA PÁSCOA - 1ª AULA

É bom que tenhamos sempre em nossa mente, como motivo de alerta e gratidão, o fato de que somos o que somos não graças a nós mesmos, mas a Deus e ao que Ele fez por nós. Somos livres do domínio do pecado, regenerados e capacitados por causa do Cordeiro de Deus que morreu pelos nossos pecados. Seja esse o nosso estímulo para servi-LO com amor e dedicação, pois Ele não apenas morreu, mas reviveu trazendo-nos uma nova vida. Se você reconhece que Deus deu o melhor para você, então dê tudo de si para Ele, lembrando que: "Aquele que não poupou o Seu próprio Filho, antes, por todos nós O entregou, porventura não nos dará graciosamente com Ele todas as cousas?" (Rm 8.32).

Ler: Êxodo 11 e 12
     
Versículo para DECORAR: "O Senhor é a minha força..." - Êxodo 15.2.

APLICAÇÃO: mostrar que vale a pena ficar do lado de Deus.


Introdução

Deus queria libertar Seu povo da escravidão do Egito, mas Faraó não o libertava. Vimos que Deus enviou pragas para ao Egito para convencer Faraó, mas ele não mudava de idéia. (recorde as nove pragas-  1º praga - água se transformou em sangue; 2º praga era as rãs; 3º praga transformou pó da terra em piolhos; 4º praga eram moscas; 5º praga foi a pestes nos animais; 6º praga constituiu-se de úlceras; 7º praga foi a chuva de pedras; 8º praga foram os gafanhotos; 9º praga que o sol escurecesse por três dias. )

Então Deus mandou Moisés anunciar a 10º praga a Faraó. Será que dessa vez ele vai deixar o povo sair?

Desenvolvimento

Moisés disse a Faraó que Deus enviaria um anjo para ferir os primogênitos dos egípcios. O filho mais velho de cada família seria morto, inclusive dos animais.
Antes que Deus enviasse a última praga ao Egito, ordenou a Seu povo que fizesse uma série de coisas: comer carne assada de cordeiro e pão, calçar as sandálias, ficar com o cajado nas mãos (era o bastão que os pastores usavam para conduzir as ovelhas), já vestido, pronto para viajar. Mas, porque será que Deus estava pedindo essas coisas? Porque Deus os tiraria do Egito.
Deus mandou, também, que as famílias de Israel colocassem o sangue do cordeiro nos portais das casas (lado de cima da porta), para que seus primogênitos não fossem mortos. Esse era o sinal para marcar as casas dos israelitas. Deus disse a Moisés: "Porque o Senhor passará para ferir os egípcios; quando vir, porém, o sangue na verga da porta... passará o Senhor aquela porta, e não permitirá ao destruidor que entre em vossa casas, para os ferir" ( Êxodo 12:23). O povo não poderia desobedecer a esta ordem, para que seus filhos não morressem.
Essa preparação para o povo sair do Egito, Deus chamou de Páscoa. E quando os israelitas entrassem na Terra Prometida, eles deveriam fazer uma festa para comemorar aquele dia. A qual foi a primeira Páscoa. Até hoje os israelitas comemoram a Páscoa. Nós também comemoramos a Páscoa, mas ela não tem nada a ver com coelhinhos ou chocolates, mas é para lembrar que Jesus morreu e derramou Seu sangue para nos salvar do pecado, e depois de três dias Jesus ressuscitou.
Depois que os israelitas fizeram tudo o que Deus mandou, Ele então enviou a última praga: a morte dos primogênitos. O senhor feriu todos os primogênitos do Egito. Os filhos dos israelitas não morreram por causa do sangue do cordeiro que havia na porta da casa deles.
Só depois da morte dos primeiros filhos de cada família, inclusive do filho de Faraó, que ele resolveu libertar o povo de Israel.

Conclusão

O sangue de um cordeiro, passado nas portas das casas, livrava da  morte o filho mais velho da família. Depois disso, a cada ano, o povo de Israel continuava comemorando essa festa chamada Páscoa.
Na festa da Páscoa, nós lembramos a morte de Jesus, que também derramou o Seu sangue para nos libertar do pecado, e também que Ele ressuscitou para nos dar uma nova vida. Você já aceitou a Jesus como seu Salvador? ( Professor, exponha o plano da salvação.)



Fonte: Editora Cristã Evangélica - Do Egito à Terra Prometida (11)


O cenário que fiz para contar a história. 


 Detalhes do CENÁRIO clique aqui.

  



  



















HORA DA ATIVIDADE:



HORA DA LEMBRANCINHA:

Eu fiz essa casa para simbolizar a casa dos israelitas com sangue nos umbrais da porta e com o versículo da lição.


OU você pode dar um pouco de  pão asmo num saquinho, para as crianças levarem para casa e comer com os pais. O vídeo está postado logo abaixo na IDÉIA.

Você pode dar o pão e o suco de uva numa sacola kraft. Abaixo está a receita do pão asmo, se não pode usar um mini pão sírio, usei um vidrinho com tampa para colocar o suco.



Como o Senhor ordenou que uma das coisas fosse que os hebreus calçassem as sandálias para ir embora do Egito, vocês podem fazer chinelos de EVA para simbolizar as sandálias com um versículo.



Um outro modelo de chinelo de EVA descartável.


Este chinelo tem a foto da criança nele.





HORA DA DRAMATIZAÇÃO:


Você pode se vestir, ou vestir uma criança, para elas visualizarem os hebreus vestidos para a viagem.


IDÉIA:


Este vídeo ensina a fazer pão sem fermento. EU FIZ! As crianças amaram! Eu segui a risca a receita, e fiz bem fina, e fica bem crocante. Uma boa idéia para vocês fazerem e na hora da história dar um pedaço de pão para cada criança, assim como os hebreus fizeram.


RECEITA PÃO ASMO:

2 copos americanos de farinha
1/2 copo americano de água
1/3 copo americano de azeite
meia colher de sal

Neste vídeo você vê o passo a passo desta receita. Vamos fazer?


Outra aula sobre a Primeira Páscoa, clique aqui.

Tudo sobre a Páscoa, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário