Culto Doméstico: Proteja seu Lar!
Olá, paz queridos!
O culto doméstico tem um valor imensurável. A família se posta unida diante de Deus. Ela cria um poderoso vínculo e aprende a submeter-se a uma autoridade maior que todos da casa. Dá noção de ordem e subordinação. Mantém-se unida. Como disse alguém: “Você não pode brigar com uma pessoa com quem ora todos os dias”.
O culto doméstico deixa marcas indeléveis na vida dos filhos. Eles veem os pais orar, aprendem com eles e assimilam o seu caráter espiritual. Paulo comentou que a fé de Timóteo veio da sua mãe e da avó (2Tm 1.15). Não se diz que foi no culto doméstico, mas que veio do lar. Muitos pais hoje terceirizam a formação espiritual dos seus filhos, legando-a aos professores da EBD ou ao pastor. Esta responsabilidade é do lar, não da igreja.
No antigo testamento, a educação espiritual cabia aos pais (Dt. 6.6,7). O homem era o líder espiritual da família. Os homens hoje têm deixado essa responsabilidade para suas esposas. É deles. O pai é o sacerdote da família. Jó acordava de madrugada e oferecia sacrifícios pelos filhos, pensando que talvez tivessem pecado (Jó 1.15). Não se fala do culto doméstico, mas da oração intercessória feita por um pai. No culto doméstico, os filhos veem o zelo dos seus pais, seu interesse por eles e veem os orarem por eles.
Além de criar um ambiente espiritual no lar, o culto doméstico cria uma cultura de oração na família. Não basta dar coisas aos filhos. Dar alimentação, cuidado e educação é obrigação.Mas dar rumo espiritual é o maior legado que os pais podem deixar aos filhos.
O culto doméstico é um tesouro para os filhos e uma blindagem da família neste mundo imoral. Proteja seu lar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário