Mateus 28.19 e 20“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século.”
Podemos destacar três coisas nessa passagem bíblica:
1. Uma ordem;
2. Três tarefas;
3. Uma promessa.
Discipular uma criança é prepará-la para a vida cristã, exercitando o seu fortalecimento espiritual. É despertar na criança por meio da Obra do Espírito Santo, o desejo de ser um imitador de Cristo.
O discipulador antes de tudo deve ensinar por meio do seu exemplo pessoal, tendo uma vida de oração, sabendo manejar bem a Bíblia, sendo fervoroso, cheio de bondade, sendo confiável, tendo disponibilidade e coração de servo, assim como o mestre dos discipuladores – Jesus Cristo.
O próprio Jesus, em Lucas 14.25 – 35 destaca três condições que nos permitem tornar seus discípulos:
1. Amar a Ele sobre todas as coisas (v.26);
2. Estar pronto pra morrer por Ele (v.27);
3. Deixar tudo o que tem por Ele (v.33).
“Basta ao discípulo ser como seu mestre” ( Mateus 10. 24- 25).
O discípulo não apenas aprende o ensino, mas aceita- o, dedica-se ao mestre, adere-se ao ensino e estilo de vida do seu mestre.
O discipulado não é um processo imediato. Ele exige tempo e dedicação, o que requer objetivos claros nessa tarefa. Não se pode realizar nada, sem antes saber o que se deseja realizar (Planejamento do Ensino).
Aqui estão destacadas as principais doutrinas que devemos ensinar as crianças no discipulado e alguns alvos que devem se alcançados no processo de discipulado infantil:
POR TATY AMARAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário